22 de Setembro – Equinócio de Primavera 🌸

No dia 22 de setembro, exatamente às 22h03 (horário de Brasília), tem início no hemisfério sul a primavera. Este horário preciso marca o equinócio de primavera no hemisfério sul e de outono no hemisfério norte.
🌷
O que causa as diferentes estações do ano é a inclinação do eixo de rotação da Terra em relação ao seu plano de órbita e também as diferentes posições da Terra em sua translação em torno do Sol. À medida que a Terra orbita o Sol, seu eixo inclinado sempre aponta na mesma direção e isso faz com que diferentes partes da Terra recebam os raios diretos do Sol.
🌹
O instante exato do início de uma estação do ano é determinado por uma posição específica da Terra em sua órbita, como explica a Dra. Josina Nascimento, astrônoma do Observatório Nacional.
🌸
As estações do ano são marcadas pela maneira como os raios solares incidem nos hemisférios. Além da temperatura, um dos efeitos que evidenciam as estações é a variação dos comprimentos dos dias, ou seja, a quantidade de tempo que o Sol fica acima do horizonte. Nas regiões próximas ao equador terrestre, esse efeito praticamente não existe. No entanto, quanto mais nos afastamos do equador terrestre, mais esse efeito torna-se evidente.
🌺
Saiba quais são as influências da primavera na agricultura:

A primavera é uma das estações mais importantes para a agricultura, com destaque à fruticultura, que entra no seu período de floração – época do ano em que as flores e os frutos começam a desabrochar devido ao aumento da temperatura.
🌻
Por ser considerada uma estação estável, com um clima mais equilibrado, a primavera costuma favorecer o cultivo no campo. Mas, embora o início da estação das flores seja marcado por tempo seco e firme, a previsão do tempo aponta a volta do frio logo nas primeiras semanas, o que pode afetar o andamento da brotação.

Fonte: http://www.florencaagro.com.br/