12 de Outubro – Dia das Crianças ⚽

O Dia das Crianças é comemorado em diversos países, mas nem todos os lugares celebram a data no dia 12 de outubro.
🧸
Países como Portugal e Moçambique celebram no dia 1º de junho, data proclamada como o Dia Internacional da Criança.
⚽️
Qual seria o motivo então para que o 12 de outubro se tornasse o Dia das Crianças no Brasil?
🚜
A resposta está na junção de fatores históricos e comerciais. Em 1923, o Rio de Janeiro, então capital do país, sediou o 3º Congresso Sul-Americano da Criança, data que teve bastante apelo popular.
🐾
Levando em conta o sucesso do evento, o deputado federal Galdino do Valle Filho elaborou um projeto de lei que estabelecia essa data como comemorativa.
🥋
Foi então que, em 5 de novembro de 1924, o decreto 4867 instituiu o 12 de outubro como o Dia da Criança em todo o território brasileiro.
🤹🏼‍♀️
Esse é o marco histórico para a data. Contudo, mesmo com o decreto, não havia de fato muita movimentação em direção ao Dia da Criança.
🎪
Para se ter uma ideia, em 1940, o então presidente Getúlio Vargas criou um decreto que fixava as bases da organização da proteção à infância e adolescência em todo país.
🎮
Neste decreto, o presidente colocou que o Dia da Criança seria comemorado no Brasil em 25 de março. A ideia, contudo, não emplacou e ficou no papel.
🎳
Foi em 1955 que uma campanha de marketing da empresa de brinquedos Estrela ativou de vez o 12 de outubro como a data para celebrar o Dia da Criança no país.
🛴
O então diretor comercial da marca, Eber Goldberg, lançou a “Semana do Bebê Robusto”.
🚲
O sucesso da campanha foi tanto que outros empresários do ramo de brinquedos decidiram investir na data a partir do ano seguinte.
🚀
Foi então que a campanha publicitária promovendo a Semana da Criança foi lançada, com o objetivo de alavancar as vendas.
🎠
Com os bons resultados, o grupo de empresários trouxe de volta as comemorações para o dia 12 de outubro, data criada pelo deputado Galdino do Vale.