Por que se comemora o Dia da Terra?
A data estabelecida pelas Organização das Nações Unidas alerta para a necessidade de se viver em harmonia com a natureza.
Em 21 de dezembro de 2009, a Assembleia Geral das Nações Unidas (ONU) determinou que o Dia Internacional da Mãe Terra, mais conhecido como Dia da Terra, seria celebrado todo 22 de abril.
Nessa declaração, os países signatários expressaram preocupação com a degradação ambiental e os impactos negativos na natureza resultantes da atividade humana e convidaram “a fazer uso, conforme apropriado, do Dia Internacional da Terra para promover atividades e trocar opiniões e visões sobre condições, experiências e princípios para viver em harmonia com a natureza”.
No programa da ONU “Harmonia com a Natureza”, a Assembleia Geral reconhece que “o esgotamento dos recursos naturais do mundo e a rápida degradação ambiental são resultado de padrões insustentáveis de consumo e produção, que tiveram consequências adversas tanto para a Terra quanto para a saúde e o bem-estar geral da humanidade”.
Desde então, uma série de resoluções têm sido adotadas para considerar diferentes perspectivas para a construção de um novo paradigma não-antropocêntrico, “no qual a base fundamental para a ação certa e errada em relação ao meio ambiente não se restrinja apenas às preocupações humanas”.
Como surgiu a ideia do Dia da Terra?
O ex-senador norte-americano Gaylord A. Nelson, conhecido por sua defesa ambiental e ativismo em nome do planeta durante os anos 1960, foi o principal promotor da resolução 64/196 da ONU.
Fonte: National Geographic