SENGE SEDIA CONGRESSO ESTADUAL DE ENGENHEIROS AGRÔNOMOS

O Sindicato dos Engenheiros sedia a edição 2022 do Congresso Estadual de Engenheiros Agrônomos (CONEAGRO), que teve início nesta terça-feira (18) tratando dos desafios e inovações para o enfrentamento da crise hídrica no RS. O evento acontece até sexta-feira (21) e é uma realização da Associação dos Engenheiros Agrônomos de Porto Alegre (AEAPA) em parceria com a Sociedade de Engenharia do Rio Grande do Sul (SARGS).
Com uma intensa programação, o Congresso iniciou com a palestra do engenheiro agrônomo Ivo Lessa, tratando do tema geral do evento. Como cenário, Lessa destacou que o Rio Grande do Sul enfrenta um déficit hídrico de 400 milímetros acumulado nos últimos três anos. Também citou dados publicados por GZH no último domingo (16) que apresentam um tombo de 57% no PIB agropecuário no estado no primeiro trimestre de 2022, significativo para o resultado negativo de -8,4% no PIB gaúcho no período.
À tarde, o presidente do SENGE, Cezar Henrique Ferreira, parabenizou a iniciativa da AEAPA e a relevante programação do Congresso, tanto para o setor agropecuário, quanto para os profissionais da área.”O foco da irrigação e do enfrentamento das crises hídricas, e os programas e políticas implementados nesse setor, são muito importantes. A nossa profissão precisa ser protagonista nesse planejamento. Quero colocar o Sindicato dos Engenheiros à disposição de todas as entidades aqui presentes para os encaminhamentos das questões que aqui forem postas”, disse o dirigente do SENGE. Cezar também salientou a contribuição do Sindicato aos profissionais agrônomos, destacando as ações de promoção da qualificação profissional permanente, e o apoio àqueles que atuam de forma autônoma ou são pequenos empreendedores, por meio do Programa Engenheiro Empreendedor. Destacou ainda a Pauta Mínima para o Futuro do RS, lançada pelo Sindicato com o objetivo de contribuir com a construção de uma pauta para o desenvolvimento do Estado, destacando a agropecuária, entre outras questões, e também a cartilha que trata das Mudanças Climáticas, produzida no âmbito do Conselho Técnico Consultivo do SENGE.
O SENGE também foi representado na abertura do CONEAGRO pelo vice-presidente da entidade, engenheiro agrônomo José Luiz Azambuja. O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (CREA-RS) foi representado pelo seu vice-presidente, Marco Aurélio Caminha Junior.

Na quarta-feira (19), pela manhã, o presidente do Sindicato fez uma apresentação institucional sobre o trabalho desenvolvido pelo SENGE, destacando os 80 anos de lutas e conquistas da entidade em defesa dos direitos dos profissionais engenheiros e também da própria Engenharia. Cezar também falou sobre as realizações da atual gestão, entre elas, o novo Portal SENGE, a implantação do Sistema ERP, os novos convênios, implementação do Código de Ética da entidade, entre outros avanços importantes.

Programação completa e inscrições gratuitas em https://www.sympla.com.br/evento/coneagro-ed-2022/1714938 ou no receptivo do evento.
A transmissão ao vivo está disponível em https://www.youtube.com/c/EngenhariaeProsa
CONFIRA A PROGRAMAÇÃO:
Dia 18 de outubro
9h15
Palestra Enfrentamento Hidrico
Eng. Agr. Ivo Lessa Filho
10h30
Apresentação institucional da MÚTUA/RS
Geólogo Pablo Souto Palma – Diretor Geral da Mútua/RS
11h
Palestra O emprego de drones na agricultura de precisão
Prof. Dr Edison Pignaton de Freitas
14h15
Palestra atuação dos engenheiros agrônomos nas demandas jurídicas do agronegócio
Advogado Dr. Albenir Querubini
16h
Palestra atuação judicial e extrajudicial no agronegócio
Advogado Dr. Frederico Buss

Dia 19 de outubro
9h15
Palestra cenário para a agricultura familiar e a atuação do engenheiro agrônomo
Eng. Agr. Kalinton Prestes
11h
Apresentação institucional do SENGE-RS
Engenheiro Agrônomo Cezar Henrique Ferreira – Presidente do SENGE-RS
14h15
Palestra milho irrigado em terras baixas: potencialidades, desafios e manejo para altas produtividades
Dr. Eng. Agr. Paulo Regis Ferreira da Silva
16h
Palestra Arroz Orgânico
Eng. Agr. Edivane Portela

Dia 20 de outubro
9h15
MESA REDONDA com tema segurança do trabalho no campo
Eng. Segurança do Trabalho Luiz Francisco Pedroso Lopes
Eng. Químico Luiz Henrique
Eng. Mecânico Joel Chiele
Eng. Agr. Michael Mazurana
14h15
Palestra derivas 2,4d
Eng. Agr. Rafael Friedrich de Lima
16h
Palestra segurança de barragens: importância e legislação
Eng. Agr. Francisco Antonello Marodin

Dia 21 de outubro
9h15
Palestra duas safras no RS
Econ. Danielle Montiel Guimarães
11h
Apresentação institucional da SERGS
Eng Nelson Kalil
14h15
Palestra mudança climática: ameaça ou oportunidade para agricultura gaúcha?
Eng. Agr. Gilberto Rocca da Cunha
16h
Palestra projetos e políticas de sustentabilidade
Arqt. Rovana Reale Bortolini
17h55
Palavra presidente da AEAPA
Fabio Fanfa

Fonte: https://sengers.org.br/noticias/senge-sedia-congresso-estadual-de-engenheiros-agronomos-2/