ENGENHEIRO AGRÔNOMO KALITON PRESTES DA FETAG-RS E SÓCIO DA AEAPA PARTICIPA DA LIVE EM COMEMORAÇÃO AO DIA MUNDIAL DA AGRICULTURA FAMILIAR

No último dia 27 de julho de 2022, o Engenheiro Agrônomo Kaliton Prestes da Federação Dos Trabalhadores Na Agricultura No Rio Grande Do Sul – FETAG-RS e sócio da AEAPA participou de live em comemoração ao dia mundial da Agricultura Familiar.

A live foi promovida pela Comissão de Agricultura, Agroindústria, Pecuária e Cooperativismo (CAAPC) e teve como pauta “Agronegócio em pauta: informações, soluções e perspectivas”, a transmissão foi realizada direto das Sala das Comissões Vereadora Geni Peteffi, por meio da TV Câmara Caxias (canal 16 da Claro/NET) e pelas redes sociais da Casa (Facebook e YouTube). A condução dos trabalhos coube à vereadora Gladis Frizzo, presidente do grupo parlamentar. A programação se deu em alusão ao Dia Mundial da Agricultura Familiar, celebrado hoje.

A parlamentar, presidente da CAAPC, abriu o encontro com a palestra “Legislação e Licenciamento Ambiental”, na qual a engenheira ambiental Juliana Slomp esclareceu as questões acerca do tema. A profissional explicou quais atividades rurais têm necessidade de licenciamento ambiental, as etapas e quais órgãos públicos garantem regularização.

Juliana também explanou sobre temas como a supressão de vegetação, áreas de preservação e a importância de estudar as questões ambientais antes de tomar qualquer atitude. Ela ressaltou que, em caso de dúvidas, sempre é aconselhável que os interessados procurem a Secretaria Municipal do Meio Ambiente (SEMMA), técnicos e empresas de consultoria, conforme consta no site do órgão.

O vereador Velocino Uez e o engenheiro agrônomo da Federação dos Trabalhadores na Agricultura no Rio Grande do Sul – FETAG-RS e Sócio da Associação dos Engenheiros Agrônomos de Porto Alegre – AEAPA, Kaliton Prestes, debateram os diversos tipos de crédito para os trabalhadores rurais, na palestra “Crédito Rural: Fundos e linhas de crédito para produção e infraestrutura”. Em pauta, a substituição da Declaração de Aptidão ao Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) pelo Cadastro Nacional Da Agricultura Familiar (CAF) e como a mudança afeta os pequenos agricultores. O investimento no Plano Safra e as diferentes linhas de financiamento para os agricultores também foram apresentados pelo profissional.