Dia Mundial da Abelha

A função principal das Abelhas é a polinização.
🌸🐝
O papel das abelhas neste processo é crucial!

Já que se descobriu que cerca de 2% das abelhas selvagens do planeta são responsáveis pela polinização de 80% das culturas mundiais 🌎🐝

A Importância das Abelhas e Porque Precisamos Delas

As abelhas dão-lhe medo? Não deviam. Estes insetos com tão má fama têm na verdade uma grande importância nas nossas vidas e na do planeta.

POR NATIONAL GEOGRAPHIC

Não é de agora que se ouve dizer que a vida na Terra depende das abelhas. No entanto, foi mais recentemente que se começou a falar de possíveis abelhas robóticas para salvar as abelhas reais. Mas o que se passa com as abelhas e porque são elas tão importantes?

A Importância das Abelhas para os Alimentos

A função principal, ou mais explorada, das abelhas é a da polinização. O papel das abelhas neste processo é crucial, já que se descobriu que cerca de 2% das abelhas selvagens do planeta são responsáveis pela polinização de 80% das culturas mundiais.
Isto significa que sem abelhas não haveria frutos silvestres, tomates, abacates, couves, maçãs, amêndoas, laranjas, entre muitos, muitos outros alimentos. O que significaria, então, a uma escala global, o desaparecimento das abelhas? Possivelmente, enormes dificuldades em produzir comida para toda a população do mundo.

A Importância das Abelhas na Cadeia Alimentar

Mas não só são os humanos a beneficiar dos alimentos que existem graças às abelhas. Os animais também se alimentam de vegetais, pelo que também eles sofreriam.
As abelhas são responsáveis por grande parte da polinização mundial de alfafa, que é amplamente usada para alimentar gado. Aqui, a importância das abelhas manifesta-se indiretamente, mas sabemos que se não houver abelhas, não haverá alimentos para os animais herbívoros.

Por sua vez deixariam de alimentar os animais carnívoros, destruindo a agricultura e a indústria, por exemplo, de alimentos lácteos.
A Importância das Abelhas para os Ecossistemas

Imaginemos que não mais existiam abelhas. O que é que representaria para os ecossistemas? Resposta simples: o fim deles.

Se não houver abelhas, não se dá 80% da polinização, não haverá alimentos para grande parte dos pássaros, insetos e outros animais, toda a cadeia alimentar sofre, os animais morrem. O ecossistema fica destruído.
Além disso, as abelhas contribuem em muito para a biodiversidade no planeta. Um exemplo? As abelhas polinizam flores selvagens que enriquecem as paisagens e jardins.

A Importância das Abelhas como Indicadores de Saúde

Sabia que as abelhas são um importante indicador da saúde de um ecossistema ou habitat?

As abelhas estão organizadas em colónias, cuja esperança de vida é de vários anos. A presença de uma colónia duradoura de abelhas indica a saúde do ecossistema. As abelhas são dos insetos mais sensíveis e que menos tolerância a alterações climáticas têm. Se vir um jardim cheio de abelhas (o que é raro, hoje em dia) sorria, é bom sinal!

Tal como qualquer outra criatura, a abelha precisa de água para sobreviver. Durante o verão, uma colmeia precisa de pelo menos um litro de água por dia.

Larvas desenvolvem-se em abelhas adultas. Aos 10 dias de idade as abelhas segregam cera que depois usam para criar os hexágonos da colmeia. Porquê o hexágono? Mais espaço e menos cera!

O que Está a Matar as Abelhas?

Os especialistas estão preocupados com a diminuição das populações, principalmente na Europa e na América. As razões para esta quebra nas populações incluem: agricultura intensiva, uso de pesticidas, poluição, introdução de espécies de diferentes partes do mundo, doenças, uso de culturas geneticamente modificadas e alterações climáticas – lembre-se que as emissões de dióxido de carbono voltaram a aumentar.

Além destas, os cientistas apontam mais uma razão: dedicar extensas áreas ao cultivo de uma única cultura cria habitats pobres para polinizadores como as abelhas. De notar que a criação em massa de abelhas e o seu transporte também causa a propagação de doenças entre as colónias.

O que se Pode Fazer para Ajudar?

Um estudo recente, em que se fez uma experiência, mostrou que um aumento da temperatura média de 1,8ºC a 2,6ºC – o mesmo aumento que se espera vir a ter a nível mundial até 2099 – é fatal para as abelhas. Combater o aquecimento global ajuda a preservar as abelhas e os ecossistemas do planeta.

Limitar o uso de pesticidas e preferir produtos biológicos também é uma boa forma de contribuir para a conservação das abelhas e aumento das suas populações – além dos efeitos benéficos para a saúde, para os ecossistemas e para centenas de outras formas de vida que não as abelhas.

Procure ter no seu jardim diversidade de plantas “amigas das abelhas”: manjerico, funcho, malva, manjerona, oregãos, alecrim, tomilho, hortelã, margaridas, girassóis, papoilas… muitas flores!

E como as abelhas também precisam de água, se estiver mesmo investido em fazer a diferença para as abelhas do seu jardim, pode optar por deixar uma pequena taça com água fresca para as abelhas beberem. Mas lembre-se! Também afogam, pelo que coloque algumas pedras na taça para reduzir a profundidade da água.

Entraria numa sala cheia de abelhas? Há quem não tenha medo…

Uma outra precaução a ter, e muito importante, é a atenção às vespas asiáticas que, como sabemos, são uma espécie invasora e predadora das abelhas e das vespas comuns. Caso detete um ninho de vespas asiáticas, contacte a linha SOS AMBIENTE (808 200 520) ou a plataforma SOS Vespa em sosvespa.pt.

Fonte: NATIONAL GEOGRAPHIC
https://www.natgeo.pt/animais/2018/08/importancia-das-abelhas-e-porque-precisamos-delas