28 de Julho – Dia do Agricultor 👩🏽‍🌾

Agricultor: conheça mais sobre o dia a dia do profissional

O agricultor desempenha um importante papel, sendo um dos principais responsáveis por movimentar a agropecuária brasileira e mundial.
Segundo a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), de 2020 a 2021, o setor teve um crescimento de 8,6%, o que corresponde a R$ 183 bilhões.
Grande parte desses valores só foi possível graças ao empenho desse profissional, que se dedica ao campo seja na agricultura ou pecuária.

O que é o agricultor?
O agricultor é um trabalhador rural, também conhecido como agropecuarista ou produtor rural. Entre as suas funções, estão o cuidado com o solo, a seleção de sementes, o plantio e a colheita.
O profissional pode ser o proprietário da terra, mas também trabalhar como operário em terras que pertencem a outros. Neste último caso, é conhecido também como operário do campo ou peão.
Cabe ao agricultor realizar as chamadas atividades agrícolas, divididas de acordo com a produção, que você conhecerá melhor a seguir.

As principais atividades agrícolas
As atividades agrícolas englobam todos os ramos de atividades, incluindo o preparo do solo, o cultivo e a colheita de produtos e a criação de animais. Entre elas, estão:

Agricultura
Na agricultura, estão todas as formas de cultivo e colheita da terra, sendo produzidos os mais variados tipos de produtos, como frutas, legumes, verduras e grãos.
Ela é uma das principais atividades agrícolas executadas pelo agricultor em seu dia a dia.

Pecuária
A pecuária é uma atividade rural que envolve a criação de animais, sempre com finalidade econômica ou de consumo próprio.
Os principais produtos dessa atividade incluem:
• carne bovina;
• carne de aves;
• leite;
• ovos;
• lã;
• couro;
• seda.

Extração e exploração vegetal
A extração/exploração vegetal consiste na retirada de recursos naturais (em sua forma original) do ambiente, com fins lucrativos ou para subsistência.
A atividade extrativista é dividida em animal, mineral e vegetal, e esta última é considerada um tipo de atividade rural.

Apicultura
A apicultura é uma atividade de exploração comercial de abelhas para produção de mel, pólen e própolis.
Cada produtor pode direcionar a atividade para a qual ele acredita ser mais interessante economicamente. No Brasil, por exemplo, um dos principais produtos da apicultura é o mel.

Avicultura
Como o próprio nome diz, a avicultura foca na criação de aves para a produção não só de carne, mas também de ovos.
O mais comum é a produção de carne de frango, mas existem outras opções, como carne de pato, peru, codorna e avestruz.

Suinocultura
A suinocultura é uma prática voltada para a criação de suínos, com foco na produção de carne.
Assim como a bovina, a carne suína também é bastante procurada no país, tornando vantajoso o investimento do produtor.

Piscicultura
Classificada na categoria de aquicultura, a piscicultura também é uma importante atividade agrícola.
A prática é voltada para o cultivo de peixes, mas também de rãs, algas, entre outras. O processo é feito com monitoramento constante da criação à venda no mercado.