25 de Agosto – Dia do Feirante

As feiras existem tradicionalmente desde os primórdios da Vila de São Paulo, por volta de 1554. Mas foi em 25 de agosto de 1914 que o então prefeito de da cidade de São Paulo, Washington Luiz, reconheceu as feiras por meio de um ato; Sinônimo de informalidade, as feiras acabaram “oficializadas” e mais tarde o 25 de agosto virou o Dia Nacional do Feirante.

As feiras e os trabalhadores dela possuem um papel essencial a favor do consumidor que busca alimentos frescos e com preços mais acessíveis, principalmente quando a compra é destinada a itens sazonais que tem sua produção respeitada pela natureza. Para uma boa parte da população, frequentar feiras também representa um momento de lazer e relaxamento.

A importância do pequeno agricultor
O pequeno agricultor da agropecuária apresenta um papel importante na oferta de alimentos para feiras, produzindo cerca de 70% dos alimentos consumidos no país, com propriedades de até 80% da mão de obra rural. Grande parte desses alimentos consumidos em casa vêm de pequenos agricultores, que necessitam de uma maior valorização no incentivo do seu trabalho!

Fonte: Conexão Senado