17 de Julho -Dia de Proteção das Florestas 🌳

Dia de Proteção às Florestas é celebrado em 17 de julho
A data ainda faz alusão ao Dia do Protetor de Florestas

Em 17 de julho é celebrado o Dia de Proteção às Florestas, data que reforça a importância da preservação das florestas e o combate ao desmatamento. A data também faz alusão ao Dia do Protetor de Florestas, que está associada ao Curupira, figura do folclore brasileiro conhecido por ser o guardião das florestas e que pune quem comete agressões ao meio ambiente.

No Brasil, a Floresta Amazônica está entre as destacáveis no país, sendo apontada como a principal cobertura vegetal da nação, além de abrigar a maior diversidade biológica do mundo. Muitas pessoas acreditam que apenas é possível contribuir com a preservação das florestas quando vivem em locais próximos a elas. No entanto, pequenos hábitos são capazes de auxiliar na proteção às matas.

Dia de Proteção às Florestas | O que fazer para contribuir?

Para contribuir com a proteção das florestas, uma série de medidas simples podem ser adotadas, a citar:

• Não jogar cigarros em áreas verdes: bitucas de cigarros ou objetos em combustão podem causar incêndios florestais. Em temporadas de seca e queda na umidade relativa do ar, a vegetação torna-se combustível e o contato com cigarro aceso é capaz de provocar incêndios.

• Não comprar produtos com origem desconhecida: essa prática, além de trazer segurança para o consumidor, contribui com o meio ambiente. Os produtos com selos de regulamentação demonstram inspeção do controle de qualidade. Além de conhecer o que compra, o recomendado é priorizar itens que não agridam o meio ambiente. Isso estimula fabricantes a adotarem sistemas mais sustentáveis.

• Preservar áreas verdes: seja no próprio bairro ou qualquer outro ambiente, para contribuir com a proteção das florestas, é preciso preservar as áreas verdes. Isso inclui, por exemplo, manter o ambiente limpo, não jogar entulhos, não alimentar animais nessa área e entre outras ações.

Mais medidas para contribuir com a preservação das florestas:

• Fazer reciclagem;
• Não queimar lixos;
• Contribuir com o reflorestamento;
• Utilizar produtos naturais;
• Apoiar organizações de preservação das florestas.

Fonte: www.educamaisbrasil.com.br