01 de junho – Dia Mundial do Leite

Dia Mundial do Leite é marcado por desafios, mas com cenário positivo para próxima década
Segundo o produtor de leite Benedito Rosa, por causa da guerra, está difícil fazer um prognóstico sobre o mercado

Os custos de produção do setor brasileiro de leite já registram forte alta neste ano. Os impactos da pandemia da Covid-19 e os desdobramentos na economia afetaram a vida de muitos produtores brasileiros.

Nesta quarta-feira (1º), no Dia Mundial do Leite, o cenário é de desafio, mas também de expectativa de crescimento para a próxima década.

Segundo a Embrapa Gado de Leite, em 2021, o índice de custo de produção teve uma elevação de 30%, o que reduziu a margem de lucro dos produtores.

Além do custo com a alimentação do rebanho, outros fatores como alta da energia elétrica e dos combustíveis, e a elevação de preços da soja e do milho, contribuíram com as dificuldades enfrentadas pelo setor.

Em 2022, o custo de produção já acumula alta de 4,32% por cento nos primeiros quatro meses, de acordo com o Cepea.

Apesar do crescimento, o percentual ainda é bem menor que o registrado no mesmo período de 2021, quando subiu 8,01%. O último ano também foi marcado pela redução dos preços reais recebidos pelos produtores, com queda de 5%.

Em dezembro do ano passado, o valor pago ao produtor ficou em R$ 2,13, ante R$ 2,44 registrados no final de 2020. Já no acumulado deste ano, o Cepea aponta alta de mais de 9%.

Apesar do cenário desafiador, os produtores devem ter um alívio nos anos seguintes. Além da Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação projetar um aumento na produção mundial, a Tetra Pak, maior produtora mundial de embalagens do setor lácteo, também espera um futuro positivo para a próxima década, com um crescimento de 36% no setor.

Leite e guerra
Assim como outros setores do nosso agronegócio, o produtor de leite também está enfrentando dificuldades por causa do conflito entre Rússia e Ucrânia.

Com a maior demanda por alimentos, a tendência é de os preços de produtos agrícolas sigam pressionados, bem como fertilizantes, defensivos e combustíveis.

Segundo o produtor de leite Benedito Rosa, e também ex-secretário de Política Agrícola do Ministério da Agricultura, nunca foi tão difícil fazer prognósticos sobre o mercado. “No entanto, guardando as devidas proporções, as expectativas são positivas com relação a preços de leite”, afirma.

Fonte: Canal Rural